Escada de Vidro Temperado

Vidro Temperado: o que é e para que serve?

Para todo lado que olhamos, ele está lá. O vidro é um item presente em todos os espaços. De janelas, a portas, a mesas, boxes em banheiros, prateleiras, enfim, são dezenas as aplicações possíveis desse material. 

Mas será que vidro é tudo igual? A resposta é simples: não. O vidro é um material que pode ter diversos tipos e características, todas elas definidas já durante o processo de fabricação. 

Dentre os tipos de vidros disponíveis no mercado, temos:

Tipos de Vidros

Vidro comum

Simples, do dia-a-dia, com aquelas características conhecidas de todo mundo: transparente, duro, liso, impermeável e com outra característica que pode até passar despercebida, mas é típica do vidro comum: sua fragilidade.

Vidro laminado

É feito de duas ou mais placas de vidro, que são unidas por camadas intermediárias de um material chamado PVB. Esse tipo de vidro é conhecido como o vidro de segurança, e é muito mais resistente a impactos que os demais modelos. Além disso, graças à película de PVB, os raios ultravioletas são quase totalmente filtrados, e também reduzem o ruído. 

Vidro temperado

Destaca-se por ser cinco vezes mais resistente que o vidro comum. Também é tido como um vidro de segurança, por ser bem resistente.

Como diferenciar o vidro temperado do vidro comum?

Apenas no olhar fica difícil ver diferenças entre um vidro comum e o temperado, mas há algumas maneiras de verificar qual o tipo de vidro:

O modo mais prático é verificar as extremidades, uma vez que o fabricante é obrigado a gravar nos quatro cantos do vidro uma identificação de que ele é temperado.

O vidro temperado pode ter pequenas ondulações ou marcas, graças às pinças utilizadas para remover esse material do calor, deixando pequenas marcas que podem ser identificadas quando observadas com atenção e pequenas ondulações, causadas pelo aquecimento do material na fabricação.

Em último caso, se tivermos a quebra, é simples saber a diferença, uma vez que o vidro temperado deixa cacos minúsculos, por quebrarem totalmente.

Afinal, o que é e para que serve o vidro temperado?

O vidro temperado é mais resistente que o comum graças a um processo que lhe dá esse nome: o vidro passa por um tratamento térmico de têmpera que, basicamente, aquece o vidro de forma gradativa até que o material atinja 700 graus Celsius e, posteriormente, o resfria bruscamente.

Com o tratamento térmico de têmpera, o vidro temperado torna-se bem mais resistente e pode até mesmo suportar diferenças grandes de temperatura, de até 200 graus. 

Por que comprar um vidro temperado?

O fato de o vidro temperado possuir resistência maior que o vidro comum torna o seu uso muito atrativo em diversos locais: portas, janelas, box de banheiro, tampo de mesa. Por possuir características únicas, apresenta diversos benefícios no seu uso:

Mais segurança: por ser um tipo de vidro mais resistente, é bem menos frágil que o comum. Em outras palavras, a chance de se quebrar é bem menor e, quando ocorre de se fragmentar, fica em pequenos pedaços pouco cortantes, o que também diminui a chance de acidentes e cortes, o que é reforçado com uma película que auxilia em impedir que os fragmentos se espalhem.

mpitemporario.com.br/projetos/www.mainzmaquinas.com.br

Alta resistência: o vidro temperado é mais resistente a impactos e choques em geral, como de pedras ou outros objetos. Ele também é resistente a torções ou flexões. 

Grande desempenho térmico: o processo de fabricação do vidro temperado aumenta a resistência dele a altas temperaturas, motivo pelo qual esse tipo de vidro é usado em fornos de fogões, por exemplo.

Dispensa caixilhos: é o único modelo de vidro que pode ser instalado com ferragens, sem os caixilhos.

Economia energética: uma vez que o vidro temperado impede, ao menos de forma parcial, a penetração dos raios UV e permite a entrada de luz solar, auxilia no ganho energético, economizando luz artificial, elétrica, e poupando no ar condicionado, uma vez que os ambientes ficam menos quentes com seu uso.

É preciso estar atento ao fato de que, uma vez temperado, esse tipo de vidro não pode ser furado, cortado, pois a peça toda iria se estilhaçar. 

É importante destacar que não há um vidro melhor ou pior para ser usado. É preciso compreender que tudo depende da destinação do vidro. A escolha do melhor vidro ideal vai depender do local onde ele será utilizado.

Deixe um comentário

Mainz Máquinas - Copyright © 2022 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Bravo Bird - Negócios Digitais